quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Análise de factores Múltiplos - Multiple factor analysis


Análise de factores múltiplos (MFA) é uma técnica que torna possível analisar várias tabelas de variáveis ​​simultaneamente, e obter resultados, em gráficos e que permitem estudar a relação entre as observações, as variáveis ​​e tabelas (Escofier e Pagès, 1984). Numa tabela, as variáveis ​​devem ser do mesmo tipo (quantitativas ou qualitativas), mas podemos ter tabelas de tipos diferentes (qualitativas e quantitativas)
.
O MFA é uma síntese do PCA (Análise de Componentes Principais) e MCA (Análise de Correspondência Múltipla) que de modo a permitir o uso de variáveis ​​quantitativas e qualitativas. A metodologia do MFA divide-se em duas fases:

Para cada uma das tabelas é feita uma análise PCA ou MCA de acordo com o tipo das variáveis ​​da tabela. Numa ficam registados os Eigenvalue de cada análise de modo a ponderar as várias tabelas na segunda parte da análise.

Efectua-se uma PCA ponderada nas colunas de todas as tabelas, sabendo que as tabelas das variáveis ​​qualitativas são transformadas em tabelas disjuntivas, a cada variável indicadora é aplicada uma ponderação que atribui um peso que é uma função da frequência da categoria correspondente. A ponderação das tabelas torna possível evitar que as tabelas que incluem mais variáveis ​​não tenham um peso muito elevado na análise.

Este método pode ser muito útil para a análise de estudos em que se podem identificar vários grupos de variáveis, ou para os estudos em que as mesmas perguntas são feitas em intervalos de tempo diversos.

Os autores que desenvolveram este método (Escofier e Pagès, 1984) insistiram na utilização dos resultados que são obtidos a partir da MFA.

A originalidade do método é que ele permite a visualização num espaço de duas ou três dimensões, as tabelas (sendo cada tabela representada por um ponto), as variáveis ​​e os eixos principais das análises da primeira fase, e os indivíduos.
Além disso, pode-se estudar o impacto nas outras tabelas de uma observação pela visualização simultânea da observação descrita por todas as variáveis bem como as observações descritas pelas variáveis ​​de apenas uma tabela.

Para mais informações sobre como pode fazer uma MFA contactar Marketing da Vila

Sem comentários:

Enviar um comentário