quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Principais razões para a realização de pesquisas ou estudos de mercado


Empresas e investigadores de todos os setores realizam pesquisas para descobrir respostas para questões específicas.
O tipo de perguntas pode ser variado, abrangendo uma grande diversidade de temas, e podem ser feitas utilizando vários formatos.
As questões devem ser estrategicamente planeadas e estruturadas e, questionário da melhor forma possível, a fim de se poder recolher com a maior precisão os dados de que necessitamos. Na fase de estruturação do inquérito deve-se considerar o seguinte:

 - O objetivo principal da pesquisa
- Como se pretende aplicar os dados da pesquisa
- As decisões a tomar a partir do resultado dos dados do inquérito

Quais são as quatro principais razões pelas quais as empresas e investigadores devem realizar pesquisas?

Descobrir as respostas. Em um ambiente de pesquisa casual e não intimidante, pode-se aprender as razões de motivação dos entrevistados e o que é importante para eles, com a recolha  de opiniões significativas, comentários e feedback.
Um ambiente de pesquisa não-intimidante é aquele que melhor atende às necessidades de privacidade do entrevistado. Os entrevistados tem uma maior propensão de fornecer feedback aberto e honesto através de um método de pesquisa que seja mais privado.
Métodos como pesquisas on-line, de auto resposta, ou através de dispositivos móveis móveis são mais privados e menos intimidantes do que as entrevistas face-a-face pessoais ou pesquisas telefônicas.

Despertar a discussão. A oportunidade dada aos respondentes de um inquérito para discutir importantes temas-chave é uma das razões.
Comunique-se com seus entrevistados sobre o seu tema de pesquisa pois isso vai permitir ir mais fundo na pesquisa, e até se podem introduzir temas que sendo relacionados com a pesquisa em si, nos forneçam resultados de um modo mais amplo.
Basear as decisões em informações objetivas. A realização de pesquisas e estudos de mercado e opinião oferecem uma abordagem imparcial para a tomada de decisões. Um empresário ou investigador não pode confiar nos seus sentimentos apenas ou na sua intuição para tomar decisões de negócios importantes. Através da pesquisa de mercado podem recolher-se dados de imparciais de modo a desenvolver decisões sensatas com base nos resultados analisados.
 Ao analisar os resultados, pode-se abordar imediatamente os temas realmente importantes, em vez de perder tempo e recursos valiosos em áreas que não devem gerar preocupações de maior.

Compare resultados. Os resultados de uma pesquisa podem fornecer uma fotografia instantânea de atitudes e comportamentos - incluindo pensamentos, opiniões e comentários - sobre sua população alvo. Este feedback valioso é a linha de base para medir e estabelecer um ponto de referência a partir do qual se pode fazer uma comparação dos resultados ao longo do tempo essencial para manter ou alterar decisões seja na empresa, na ação política ou outros

Em resumo as quatro razões para efectuar uma pesquisa de mercado são:
Descobrir as respostas a perguntas específicas, que podem despertar a discussão de temas relevantes com o seu assunto, produto ou ação, baseando as suas decisões em informação objectiva e que possa ser comparável no futuro.

Para mais informações, contacte o seguinte mail


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