sábado, 29 de setembro de 2012

Estudos de Notoriedade e Reconhecimento de Marca


Medir o Conhecimento da Marca com estudos de notoriedade


 A pergunta que qualquer gestor de uma marca põe em primeiro lugar é: O que é o reconhecimento da marca? Quando um consumidor se refere a um produto ou serviço como um nome familiar, por exemplo: Pepsi, Coca-Cola, McDonald, Gilete, Kleenex ou Xerox, o consumidor está basicamente a falr do reconhecimento da marca, da sua notoriedade ou mesmo da consciência que tem da marca.
Por exemplo os consumidores reconhecem e associam os arcos dourados à McDonald, mas relativamente porá lenços de papel ou a uma lâmina de barbear os consumidores referem-se a estes produtos em geral como Kleenex para os lenços de papel ou Gilete para as lâminas de barbear em geral

De pequenas empresas a grandes corporações, o reconhecimento da marca é importante. O reconhecimento da marca refere-se ao modo como as pessoas, no seu nicho de mercado, estão conscientes do nome da empresa e dos produtos e serviços que oferece.
Mas uma marca não é no entanto apenas o nome da empresa. A marca pode ser representada com um logotipo ou design que se identifica com os produtos de sua empresa ou serviços, e o vai diferenciar das marcas concorrentes. Além disso, uma marca deve exemplificar tudo o que a sua empresa representa e quais os seus valores, e isso deve ficar gravado na mente dos consumidores.
Uma marca tem ainda de comunicar o valor de seus produtos ou serviços, e fazê-lo de uma forma que os consumidores se possam recordar – e tudo isto deve ficar bem delineado apesar das milhares de campanhas de publicidade e ações de marketing com que todos os dias os consumidores são bombardeados.

O reconhecimento da marca é dada pela resposta potencial do consumidor e que de tudo o que se recorda sobre essa marca, quando é questionado sobre a marca ou lhe é mostrada uma imagem da marca ou o logotipo, enquanto que a Notoriedade da marca é a capacidade do consumidor para se recordar da marca, e com referência ao produto ou serviço associado a essa marca, na altura do consumidor efectuar uma compra.
Quanto maior a notoriedade da marca associada ao produto ou serviço, maior a probabilidade das vendas serem maiores.

E como se pode medir o sucesso da notoriedade da sua marca de modo a garantir que os consumidores tem um efectivo conhecimento sobre ela?

Através de pesquisas eficazes de notoriedade e reconhecimento de marca será recolhida informação que permite determinar esses dois parâmetros, ou seja se os clientes reconhecem a marca e são capazes de associar a marca com o produto ou serviço certo.
Pesquisas de reconhecimento de marca podem ainda ser utilizadas e aplicadas a outros parâmetros de modo a ir mais fundo do que apenas o reconhecimento da marca, e a notoriedade. Estas pesquisas podem ser usadas como uma ferramenta para descobrir informações mais intangíveis, tais como a percepção que os consumidores tem sobre produtos ou serviços.
Numa pesquisa de reconhecimento da marca, há no entanto algumas regras a seguir, como a não inclusão do nome da empresa, produto ou serviço, logótipos, imagens, etc que ao identificar a marca podem distorcer os resultados do inquérito.

Alguns exemplos de perguntas que se podem incluir num estudo de reconhecimento e notoriedade:

- Qual é a primeira marca que vem à mente na indústria XPTO (exemplo refrigerantes, sumos etc)?
- O que marca é a mais conhecida na indústria XPTO?
- Quais são as características que tornam essa marca?
- Quantas vezes viu esta marca no mês passado?
- O que torna esta marca mais reconhecível do que as marcas concorrentes?
Imagens e vídeos podem ser utilizados especialmente se o método de pesquisa for online,ou através de dispositivos móveis A utilização destes recursos podem ser úteis em pesquisas de reconhecimento de marca.
Por exemplo, podem ser utilizadas imagens de logotipos em perguntas abertas e pedir aos entrevistados que "o nome da marca".
Com estes tipo de pesquisas de notoriedade e reconhecimento de marca podem ser identificados pontos fortes e fracos e ainda saber mais sobre as marcas da concorrência.
Do mesmo modo, podem ser utilizadas todas estas informações de modo a lançar novos produtos debaixo da mesma marca.

Para mais informações sobre estudos de notoriedade contacte o seguinte email.

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