quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Análise de penalidades / Penalty Analysis

A Análise de Penalidades é um método utilizado na análise de dados sensoriais e serve para identificar potenciais direcções para o melhoramento de produtos, e é baseado em estudos junto de consumidores ou painéis de peritos.

Para a Penalty analysis são utilizados dois tipos de dados recolhidos em inquérito:

Dados de preferência ou escalas de gosto, e que correspondem a uma classificação de satisfação relativa a um produto, normalmente em escalas de 1 a 10.

Dados recolhidos em questões sobre as características do produto ou escala JAR (Just About Right) normalmente de 1 a 5, mas que podem ser escalas de 1 a 7 ou de 1 a 9.

Por exemplo, uma escala de 1 a 5, o valor 1 corresponde a Muito Pouco, 2 a Pouco, 3 a Está bem e que é a classificação de ideal para o consumidor, 4 a Muito e 5 a Muitíssimo. Por exemplo se falarmos de um chocolate, podemos caracterizar a Doçura, o Teor de Cacau, o Sabor amargo, etc, se for para um automóvel podemos falar do som do motor, posição de condução etc.

O método de cálculo é baseado em múltiplas comparações com as utilizadas em testes ANOVA, e consite em identificar para cada uma das características estudadas na escala JAR, se as classificações na escala JAR estão relacionadas com resultados significativamente diferentes nas escalas de Preferências. Por exemplo se um chocolate é muito amargo, será que isso tem um impacto muito grande na Preferência?

A palavra penalidade (Penalty) resulta do facto de procurarmos descobrir quais as características que podem penalizar ou ter um impacto negativo sobre a satisfação dos consumidores relativamente a um produto.

A Análise de Penalidades de produtos é um dos serviços prestados pela Marketing da Vila

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