quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Análise TURF - Total Unduplicated Reach and Frequenct


O método TURF (Total Unduplicated Reach and Frequency) é utilizado em marketing para selecionar uma linha de produtos de uma gama completa, de forma a ter a maior quota de mercado. De todos os produtos de uma determinada marca, podemos obter um subconjunto, que deverá ser a linha de produtos com que seja consumido pelo maior número de pessoas (Reach).
.
Por exemplo, vamos considerar um fabricante de gelados produzindo 30 sabores diferentes e que quer apresentar uma linha de apenas seis sabores chegue ao maior número de consumidores possível.

Através de um questionário, junto de um painel de 500 consumidores, estes classificaram cada sabor numa escala de 1 a 10.

Se a classificação for acima de 8 indica que o consumidor estará satisfeito e inclinado a escolher esse sabor. A análise TURF vai determinar qual a combinação de seis sabores com maior alcance e quota.

Este método é um método estatístico simples. Baseia-se num questionário (com pontuações na escala fixa). Depois a análise é executada fazendo todas as combinações possíveis dos produtos e os registos para cada combinação de

(1) a percentagem de pessoas que desejam pelo menos um dos produtos da combinação dada (isto é alcance - reach), e

(2) o número total de vezes em que os produtos vezes forem escolhidos na combinação (ou seja, frequência).

Os métodos de cálculo podem ser vários:

- Método da enumeração que é muito preciso mas que toma muito tempo de cálculo.

- Métodos que recorrem a algoritmos

Para saber mais sobre Análise TURF, contactar Marketing da Vila

Sem comentários:

Enviar um comentário