quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aproximação Faça Você Mesmo aos estudos de Mercado


Estudos de Mercado Faça você mesmo!

Em alturas de crise, as empresas continuam a necessitar de informação privilegiada sobre os seus clientes e o que os faz manter clientes, ou seja a sua fidelidade à marca.
Mas em tempos de crise, geralmente um dos primeiros itens do orçamento a serem cortados são os ligados precisamente à área de Marketing e Publicidade, o que torna o objetivo de recolher informação, mais difícil. Ora isto leva a que exista a tentação de fazer estudos de mercado ou sondagens de opinião, com aquilo que se costuma chamar “a prata da casa” recorrendo internamente às pessoas ligadas à área de Marketing e Publicidade para levar a cabo essas tarefas.
Ou seja fazer o que se chama um Estudo Faça Você Mesmo, ou utilizando a sigla em inglês um DIY de Do It Yourself.

Um estudo deste tipo, tem necessariamente prós e contras, e no balanço final medindo os prós e os contras é que vemos se vale a pena fazer estudos com o pessoal interno, recorrer a um fornecedor externo especializado, ou então uma solução mista, uma parte com os recursos da empresa e outra parte externamente.
Vejamos então quais os benefícios de fazer um Estudo Faça Você Mesmo:

Conveniência
Se o que procura, são respostas para questões simples e rápidas, então um estudo deste tipo pode ser feito internamente, pois é rápido e não necessita de muita análise, podendo até recorrer a algumas ferramentas que existem gratuitamente online para fazer um estudo deste tipo.

Perspectiva
Sendo efetuado dentro da empresa, um estudo Faça Você Mesmo, permite ver tudo com uma maior objetividade, sentindo de um modo mais rápido quais as sensações dos clientes às decisões tomadas na sua empresa, permitindo conhecer melhor os clientes, com uma perspectiva mais próxima.

Custos
Este é obviamente o grande benefício de um estudo Faça Você Mesmo, embora possa ser um pouco controverso pelo modo como se aborda este tema.
Se pensarmos que a contratação de um estudo junto de um fornecedor especializado comporta custos algo elevados, também podemos pensar que um estudo feito internamente, e contabilizando as horas e tempo gasto pelas pessoas envolvidas pode ficar caro. Neste caso convém contabilizar tudo e ver qual o saldo.

Em termos de benefícios, são estes os que conseguimos identificar num estudo de mercado, sondagem e opinião ou pesquisa de satisfação feito internamente, o tal DIY.

Perigos a enfrentar em estudos DIY

Mas um estudo assim, tem também contras, ou perigos que identificamos como sendo os seguintes:

Desperdício de informação
Sendo geralmente feito por pessoal que não tem a formação técnica especifica em estudos de mercado, por vezes um estudo Faça Você Mesmo, corre o risco de ver desperdiçada informação recolhida, que de outro modo podia ser analisada de um modo objetivo e ser muito valiosa na ajuda à tomada de decisões.
Corre-se o risco de ter uma lista de perguntas que pode não ser a mais correta para as unidades de negócio.

Resultados imperfeitos
OS dados recolhidos podem ter falhas que depois podem influenciar os resultados finais, levando a uma errada tomada de decisões. Se a recolha de dados for mal feita, ou feita por alguém com ligação aos inquiridos, pode haver enviesamento das respostas.

Questões mal formuladas
Em estudos ou pesquisas de mercado, uma das mais importantes fases está ligada à construção do questionário. Questões mal formuladas têm uma influência direta nos resultados finais. Uma pergunta feita pela negativa pode ter resultados muito diferentes da mesma pergunta feita pela positiva.
Perguntas mal formuladas podem confundir os inquiridos levando a resultados inconclusivos, ou pior ainda que façam tomar conclusões de um modo errado.

Ligação aos clientes
Um estudo de satisfação de clientes, para dar um exemplo, feito por uma entidade independente vai ter quase de certeza resultados diferentes da mesma pesquisa feita internamente.
Os clientes quando contactados por entidades independentes têm tendência de responder de um modo mais sincero, do que quando contactados diretamente pela empresa.
Um estudo feito internamente pode então conter graves desvios devido a uma ligação efetiva entre a empresa e o cliente.


Conclusões
No final de tudo isto, é necessário então pesar os benefícios e os perigos de uma pesquisa Faça Você Mesmo, antes de decidir fazer internamente ou contratar uma empresa especializada.
Se o objetivo de fazer uma pesquisa internamente é baixar os custos, há certamente metodologias alternativas que o permitem fazer, especialmente na recolha da informação, entregando as fases críticas do processo a profissionais especializados.

E as fases críticas do processo, são:

1.Elaboração do questionário
2.Análise dos dados

Tendo um bom questionário, bem estruturado, a análise torna-se mais simples e objetiva.
Em termos de recolha, hoje em dia podem-se fazer inquéritos através de email, ou através do website da empresa e que tornam os custos muito mais baixos.

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