Muitas vezes
um empresário, gestor ou administrador de uma empresa seja grande ou pequena
tem uma percepção errada ou distorcida do que os seus clientes pensam ou veem
na empresa.
Quando se
tem um produto de grande consumo ou se presta um serviço aos consumidores há
que ter sempre em conta o que os clientes sentem e veem na empresa, e que pode
ser diferente daquilo que o empresário pensa.
E quais são
essas imagens que um cliente tem da sua empresa e que os podem manter
satisfeitos e continuarem a comprar esses produtos e serviços?
Há um lema
que geralmente se segue na vida empresarial, e que é o Cliente tem sempre razão
(mesmo quando não a tem)!
Um cliente
pode fazer qualquer tipo de pedido por mais
irrealista que seja, mas para ele o que importa é a sua resposta.
Um cliente não
vê a sua declaração de impostos com lucros
ou prejuízos, o cliente está interessado em que a sua empresa lhe dê o melhor valor pelo mínimo preço.
Um cliente
quando contacta a sua empresa, não vê a
lista de correio que tem para responder, ele quer saber qual a rapidez com que trata do assunto
dele.
Um cliente não está interessado no design ultramoderno
do seu site com imagens, gráficos e som, ele
quer conseguir navegar nele e encontrar o que precisa.
Um cliente não quer saber de todas as boas
experiências de serviço que os outros tiveram, ele vai recordar-se sempre
da experiência negativa que teve.
Um cliente
não vê como é delineada a sua estratégia
comercial, ele apenas está interessado na sua experiência como consumidor da sua marca.
Em resumo,
um cliente não quer saber de tudo o que está por detrás de uma empresa que lhe
faz chegar o produto ou serviço a sua casa, ele quer sim, que esse produto seja
de qualidade, com um bom valor e que tenha relevância para ele.
Quem lançar
um produto ou serviço tem de estar bem ciente de todas as questões que envolvem
emocionalmente o cliente com o produto e não olhar para as estatísticas como
números frios que lhe vão dizer que um determinado grupo de clientes vai ficar
satisfeito com o produto, apenas porque estão no grupo alvo ideal.
Para saber o
que um cliente quer na realidade, há que ouvir e interpretar o que se ouve, de
modo a proporcionar a melhor experiência ao consumidor, em vez de estar a
vender-lhe apenas mais um produto!
Um produto,
não é apenas um produto, tem uma marca e valor, e um cliente que sinta que esse
produto é relevante e lhe proporciona uma boa experiência muito dificilmente
muda de marca.
Afinal, o
cliente tem sempre razão…
Para mais informações sobre como ouvir os seus clientes contacte aqui!
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