quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que os clientes querem de uma marca


Muitas vezes um empresário, gestor ou administrador de uma empresa seja grande ou pequena tem uma percepção errada ou distorcida do que os seus clientes pensam ou veem na empresa.

Quando se tem um produto de grande consumo ou se presta um serviço aos consumidores há que ter sempre em conta o que os clientes sentem e veem na empresa, e que pode ser diferente daquilo que o empresário pensa.

E quais são essas imagens que um cliente tem da sua empresa e que os podem manter satisfeitos e continuarem a comprar esses produtos e serviços?

Há um lema que geralmente se segue na vida empresarial, e que é o Cliente tem sempre razão (mesmo quando não a tem)!

Um cliente pode fazer qualquer tipo de pedido por mais irrealista que seja, mas para ele o que importa é a sua resposta.

Um cliente não vê a sua declaração de impostos com lucros ou prejuízos, o cliente está interessado em que a sua empresa lhe dê o melhor valor pelo mínimo preço.

Um cliente quando contacta a sua empresa, não vê a lista de correio que tem para responder, ele quer saber qual a rapidez com que trata do assunto dele.

Um cliente não está interessado no design ultramoderno do seu site com imagens, gráficos e som, ele quer conseguir navegar nele e encontrar o que precisa.

Um cliente não quer saber de todas as boas experiências de serviço que os outros tiveram, ele vai recordar-se sempre da experiência negativa que teve.

Um cliente não vê como é delineada a sua estratégia comercial, ele apenas está interessado na sua experiência como consumidor da sua marca.

Em resumo, um cliente não quer saber de tudo o que está por detrás de uma empresa que lhe faz chegar o produto ou serviço a sua casa, ele quer sim, que esse produto seja de qualidade, com um bom valor e que tenha relevância para ele.

Quem lançar um produto ou serviço tem de estar bem ciente de todas as questões que envolvem emocionalmente o cliente com o produto e não olhar para as estatísticas como números frios que lhe vão dizer que um determinado grupo de clientes vai ficar satisfeito com o produto, apenas porque estão no grupo alvo ideal.

Para saber o que um cliente quer na realidade, há que ouvir e interpretar o que se ouve, de modo a proporcionar a melhor experiência ao consumidor, em vez de estar a vender-lhe apenas mais um produto!

Um produto, não é apenas um produto, tem uma marca e valor, e um cliente que sinta que esse produto é relevante e lhe proporciona uma boa experiência muito dificilmente muda de marca.

Afinal, o cliente tem sempre razão…

Para mais informações sobre como ouvir os seus clientes contacte aqui!

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