segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Com manter e ganhar clientes, estudos de satisfação!


Um dos factores chave para ter um negócio de sucesso e para garantir a longevidade de uma empresa é a criação de uma base de clientes sólida e leal.

A sólida base de clientes é o seu trampolim para a ganho de novos clientes. Os clientes actuais são, essencialmente, a "voz" dos produtos ou serviços de uma empresa.
Quando os actuais clientes fazem uma análise ou crítica dos produtos ou se respondem a uma pesquisa de satisfação ou se passam no sistema de boca-a-boca informações a clientes potenciais na prática o que os actuais clientes estão a fazer é a promover os produtos ou serviços de uma empresa e a sua marca.
E sendo a voz dos clientes tão importante para o sucesso da uma empresa, é de extrema importância manter os actuais clientes satisfeitos.

E como se pode fazer para manter os clientes satisfeitos? Um dos modos é perguntar-lhes o porquê de se manterem clientes! Em cada um de seus mercados há muitas empresas concorrentes e que trabalham com o mesmo objetivo, que é vender! Se uma empresa quer que os seus clientes continuem a comprar os seus produtos ou serviços, em vez de mudar para a concorrência, essa empresa deve utilizar ferramentas avançadas fornecidas por um fornecedor de pesquisas que permitirão recolher importante informação junto dos seus clientes e saber o porquê de eles se encontrarem satisfeitos com os produtos ou serviços prestados.

A pergunta que se coloca é: O que está a sua empresa a fazer agora para recolher informação dos seus clientes? Se responder não é "nada", então a sua empresa pode estar a dirigir-se para uma área em que estagna ou poderá fracassar.


A pergunta que se coloca é: O que está a sua empresa a fazer agora para recolher informação dos seus clientes? Se responder não é "nada", então a sua empresa pode estar a dirigir-se para uma área em que estagna ou poderá fracassar.


Recolha de informação do cliente nos sites da empresa ou através de email é um método de recolha de dados muito simples. Pode simplesmente contactar os clientes de um modo massivo ou individual pedindo-lhes para avaliar suas experiências com a empresa.

A satisfação do cliente é a chave para o sucesso a longo prazo. O que vai levar os clientes a optar pela compra de produtos ou serviços de sua empresa? Se a sua empresa não tiver informação sobre isso os seus clientes podem simplesmente ir à procura de um concorrente seu que lhes dê as respostas que precisam.


A informação recolhida pode ser usada para melhor tornar melhor o negócio estratégico e até para alterações aos planos de marketing.

Estudos de satisfação de clientes podem ser feitos de vários modos, seguindo variadas metodologias. Podem ser feitos estudos de satisfação de cliente através de pesquisas on-line se tiver uma boa base de dados de clientes, pesquisas por e-mail, e até mesmo sondagens rápidas no site online da empresa. Mas se não estiver à vontade com qualquer um destes métodos pode sempre fazer as tradicionais pesquisas face to face (cara a cara) ou através de telefone.

É triste mas é verdade, os seus clientes só continuam seus clientes enquanto os seus produtos ou serviços lhes derem respostas às necessidades. E se a sua empresa não souber quais são as necessidades dos seus clientes, arrisca-se a ficar sozinha no mercado, mas sem o seu bem mais valioso, os Clientes!
Por isso é importante ter estudos que permitam ouvir regularmente os clientes e saber os porquês de serem clientes, bem como o que os leva a estarem satisfeitos com os seus produtos ou serviços!

Para saber mais sobre estudos de satisfação de clientes, pergunte através deste mail.

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