domingo, 23 de setembro de 2012

Aplicação de conceitos de marketing à actividade política

Em todas as decisões que se tomam há uma grande parte que é dependente de marketing e de conceitos estatísticos.

Seja uma empresa a lançar novos produtos, ou um partido político a lançar candidatos a qualquer cargo político, há estudos que se podem fazer de modo a que esse produto no caso de empresas ou candidato no caso da política vá de encontro aos desejos dos consumidores / cidadãos.

Praticamente todos os conceitos que temos vindo a descrever ao longo deste blogue, bem como outros de que falaremos mais tarde podem ser aplicados à actividade política, tendo obviamente em conta a distância que vai entre o consumo de um produto como um chocolate ou um iogurte à escolha de um candidato para qualquer cargo político que pode ser desde o Presidente da Junta de Freguesia, passando pelos deputados até ao Primeiro Ministro.

Claro que nenhum político gosta de se ver retratado como um produto, mas no limite o que que verificamos é que os políticos hoje em dia são isso mesmo, produtos com características que são mais ou menos formatadas.

Tendo sempre uma margem para o carisma do político, há no entanto alguns aspectos que podem ser trabalhados em termos de marketing e que podem ajudar a delinear um programa político, a escrever discursos e no limite podem ajudar à eleição desse candidato.

O político só tem de ter uma moção muito importante, recorrer a estas ferramentas de marketing e estatística, do mesmo modo que se aplica aos produtos de uma empresa, aplica-se ao político, a partir do momento em que define um programa e uma estratégia deve manter esse programa e não mentir aos cidadãos que o elegeram, pois o mesmo acontece com os produtos que são comprados apenas uma vez e que por terem as suas características alteradas por decisões da empresa, nunca mais saem das prateleiras.

Alguns conceitos de marketing que podem ser aplicados à actividade política são os seguintes:

Penalty Analysis / Mean Drop - Análise de penalidades / Influência sobre as médias de satisfação

PCA - Análise de componentes principais - Comparação multivariada de vários políticos e variáveis relativas à atividade política

Análise de correspondências - Mapa de Correspondências políticas, como os cidadãos olham o candidato / partido

Análise de Máximas diferenças - Aplica-se a atributos características do programa / candidato

Gap Analysis - Análise de Satisfação e Importância de vários atributos

Conjoint Analysis - Análise conjunta de variáveis

Noutros artigos serão dadas explicações em pormenor da aplicação desta e de outras técnicas à actividade política.

Mais informações nesta área contactar Marketing da Vila ou através do email

1 comentário:

  1. Marketing é a ferramenta mais importante na vida de qualquer um. Seja no dia a dia ou na venda de um produto e imagem. Infelizmente o que me falta é a parte financeira para que eu possa fazer um curso, formar uma equipe com base nesta estrutura política. Penso que deveria ter igualdade no tocante aos candidatos.Tânia Santos

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