sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Testes de produto e testes de conceito


Como efectuar uma pesquisa de mercado para o lançamento de um novo produto

Os estudos de mercado para o lançamento de novos produtos são utilizados ​​para recolher junto dos consumidores, informação importante sobre esse novo produto ou mesmo para testar um novo conceito de produto.

O produto pode ser qualquer coisa sejam produtos alimentares, brinquedos para crianças, eletrodomésticos ou qualquer outro tipo.

Independentemente do produto, o processo de gestão dos estudos de mercado será sempre o mesmo do início ao fim.

Processo de gestão um estudo de mercado para o lançamento de um novo produto

1.
Escolha o seu método de pesquisa preferido: pesquisa on-line, questionário em papel, recolha em dispositivos móveis, pesquisa por telefone, entrevista face to face, etc Estudos online e pesquisas móveis podem ser mais baratas no entanto, convém sempre ter em mente o tipo de público alvo para o seu produto. Alguns consumidores podem não ter acesso a um computador ou dispositivo móvel.

2.Discuta a pesquisa com os gestores dos departamentos, tais como gestores de produto, marketing, publicidade, vendas, engenharia e finanças. Todos devem estar envolvidos no lançamento de um novo produto que vai ter influência sobre a performance total da empresa.
Directores e gestores de outros departamentos terão outros conhecimentos sobre a informação a obter a no processo de pesquisa e de estudo de mercado. Sendo o responsável pela área do estudo de mercado, após recolher toda a informação junto dos vários departamentos pode transformá-la em tipos de perguntas corretamente formuladas e formatadas.

3. Considere a contratação de uma empresa especializada: Se dentro da empresa não tem a experiência necessária nem o conhecimento para realizar um estudo de mercado, considere a contratação de um fornecedor especializado em estudos de mercado e pesquisas de opinião, pois eles têm os recursos e experiência profissional.

4. Processo de criação do inquérito: A melhor maneira de ter um inquérito e de recolher informação relevante é através de perguntas fechadas, pelo menos a maioria delas. Existem vários tipos de tipos de perguntas fechadas, como questões de escolha múltipla escolha, questões de escala de satisfação, e perguntas de classificação. Incluir algumas perguntas abertas no questionário também é importante de modo a que os entrevistados possam fornecer comentários ou opiniões expressas. Tente manter o o questionário o mais pequeno possível, está comprovado que quanto maior o questionário maior a taxa de abandono. Resista à tentação de querer perguntar mais do que necessita para o lançamento de um novo produto.

5. Permita aos outros gestores analisar e testar a pesquisa. Ajuste conforme necessário. A experiência dos outros gestores é bem vinda, desde que não desvirtuem o objetivo inicial do estudo que é o lançamento de um novo produto.

6.Defina o seu grupo alvo. Certifique-se que o tamanho da amostra é representativo do seu universo de consumidores. Faça o levantamento e a pesquisa com uma amostra mista de de consumidores atuais e de consumidores potenciais. Afinal o seu objetivo é recolher informação dos consumidores.

7. Faça a gestão do seu estudo de acordo com o tipo de método escolhido. Se não optar por uma empresa externa, lembre-se que tem de gerir toda a pesquisa desde o método escolhido até ao modo de recolher a informação em base de dados e para isso precisa de ter programas informáticos que o ajudem. Se na sua empresa não existem a competências necessárias para esse fim, o melhor é contratar uma empresa de estudos de mercado que faça todo esse serviço, embora o possa acompanhar sempre de perto.

8. Processar e analisar os resultados. Depois de toda a informação rser recolhida, validade e processada, está na altura de tomar as suas decisões com base nas tabelas, mapas e gráficos resultantes de toda a estrutura do inquérito. Depois não se esqueça que existem modelos que podem ajudar a afinar o conceito ou o produto que quer lançar, como já se falou em artigos anteriores, como Análise de Penalidades entre outros.

Para mais informações sobre pesquisas e estudos de mercado contacte este email.

1 comentário:

  1. Informações importantíssimas, uma verdadeira aula de estatística....

    Parabéns pelo conteúdo..

    Maria Izabel Grego
    Brasil

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